quarta-feira, 27 de junho de 2012

- Faith



  Nenhum estrada é fácil de percorrer, nenhuma janela se abre só com o pulsar do vento. Então levanta a cabeça,menina! É hora de ser mostrar forte ,inabalável. 
Não fui Eu quem te mandou? Crê em Mim, estou contigo. E no final desse abismo, você verá um jardim cheio de flores...

sábado, 9 de junho de 2012


     Quando ainda era criança passei pelo meu primeiro "teste" contra mentira. Lembro-me  perfeitamente bem, era um caso basicamente normal : uma caixa de lápis para colorir que por simples obra do esquecimento foi deixado em minha pasta. Eu, tendo convicção do que havia acontecido, assim relatei aos meus pais. A reação não foi a esperada: eles simplesmente não acreditaram  em mim a ponto de não precisar investigar a veracidade da minha informação. Lembro-me que, de tão mal que me senti, comecei a ficar em duvida sobre o que tinha falado - um misto de sentimentos confusos para uma garotinha da minha idade. Mesmo sabendo que no fundo meus pais tinham la seus motivos para desconfiar do que falei e tirar a “prova dos nove”  sobre o ocorrido por questões éticas, me senti inenarravelmente magoada.
Add caption
     O tempo passou. A menininha cresceu; mas ainda continua sentindo o mesmo misto de sensações que da primeira vez quando percebe que errou, quando percebe que sua palavra não é suficiente, quando percebe que na maioria das vezes um erro dela possa valer mais que dois acertos. Ela chora quando percebe que o mundo é vil,cruel; e que a maioria das pessoas não entende que ela prefere permanecer “criança” , tratando a todos como se fossem  sempre sábios, verdadeiros,inocentes e sem candura.  O tempo passou e ela percebeu que precisa abdicar de alguns costumes para conseguir sobreviver na  “Terra de gente grande”.  Ela ainda chora ao pensar nisso; ainda se lembra de quando todos eram verdadeiros super heróis; de quando o único motivo de sofrimento,magoa,culpa e rancor era o de não ter dividido o lanche com a coleguinha que não tinha nada pra comer, de quando o único medo era o de ficar de castigo por não ter feito a lição de casa. Ela sente saudade de quando saudade significava não poder mais ver o seu desenho preferido passar na TV. Sente saudade de quando podia abraçar e beijar qualquer um que abrisse um sorriso para ela.
    Mas assim se constrói a teia da vida! As vezes é preciso perder parar ganhar, ganhar para perder , ou ate mesmo perder para dar valor. Nunca se sabe que tipo de providencia devamos tomar para seguir em frente diante da metamorfose da vida. E o que ela nos impõe? Sendo bom ou ruim, devemos absorver os pontos positivos e seguir em frente. Reconstruindo um novo tipo de saudade, de magoa, sofrimento, um novo tipo de super herói, uma nova maneira de abraçar, de provar às pessoas o aprendizado que retiramos dos nossos “erros” e , mais do que qualquer outra coisa ,  essa menina precisa lembrar sempre que a vida para ela começa agora. Com o misto de um ontem, um hoje e um depois. 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Living it

"Com as perdas, só há um jeito:
perdê-las.
Com os ganhos,
o proveito é saborear cada um
como uma fruta boa da estação."


“A vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos.
O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.”



Salve,salve Lya Luft!

quinta-feira, 5 de abril de 2012









Durante toda a vida imaginei saudade como algo lastimável, vil e cruel.

Hoje não a lastimo, não a vilio, não a condeno. 

Porque   saudade é um sentimento, e esse sentimento esta em mim. Vive comigo. E tudo que vive comigo, de certa forma me preenche. Porque nunca se sabe qual sentimento mantem seu “edifício” inteiro.  E chego a senti-la , a cada instante, em cada tombo, cada momento nefasto, porque a saudade me leva a um inevitável encontro com o verdadeiro amor.

terça-feira, 3 de abril de 2012

"Carpe Diem"

   As perdas e os danos dependem da perspectiva e dos riscos vividos por quem vai enredando a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe concede paridade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma organização.
Viver, é inventar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas criada. Eventualmente reprogramada,reambientade Conscientemente executada. E por mais que muitas vezes, ousada.

Um pouco de Gombrich

  " Ignoro se uma tempestade no mar tem realmente esse aspecto.
  Mas por certo é uma tormenta desse tipo assustador e empolgante que imaginamos ao ler um poema romântico ou ao escutar uma musica inspiradora."


(GOMBRICH, Theodore. E.H.(1972) A história da arte. Tradução de Álvaro Cabral.

quinta-feira, 29 de março de 2012

   Quero  a liberdade de ser muitas das milhões de mim. Porque sou toda exageros. Como uma borboleta,amistosa e vulnerável;vaga por espaços inpensáveis. De aparência leve,brilhante. Vestida de um espirito incansável na sua vontade de voar;e dar ao vento a condição de maior companheiro, amigo das minhas utopias - em forma de fé. Uma borboleta rara,possuidora de multiplas personalidades. O oposto e o acaso. Aquele toque de insensatez em cada gesto de cuidado. Como mel e limão, que adoça e amarga-fazendo sorrir!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Solte seus cabelos

Leitura: João 12:1-8 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos… —João 12:3
    Pouco antes de Jesus ser crucificado, uma mulher chamada Maria despejou um frasco de perfume caro sobre os Seus pés. Em seguida, num ato de coragem ainda maior, ela os enxugou com os seus próprios cabelos (João 12:3). Maria sacrificou não apenas as possíveis economias de toda a sua vida, mas também sua reputação. Na cultura do Oriente Médio no primeiro século, as mulheres respeitáveis nunca soltavam seus cabelos em público. Mas, a verdadeira adoração nada tem a ver com o que os outros pensam de nós (2 Samuel 6:21-22). Para adorar a Jesus, Maria estava disposta a ser considerada uma mulher sem recato, talvez até imoral.
Alguns de nós podemos nos sentir pressionados a ser perfeitos quando vamos à igreja para que as pessoas tenham bom conceito de nós. Metaforicamente falando, nos empenhamos em manter os cabelos arrumados. Mas, uma igreja saudável é um lugar onde podemos soltar nossos cabelos e não esconder nossas falhas por trás de uma fachada de perfeição. Na igreja, deveríamos ser capazes de revelar nossas fraquezas para encontrarmos força, em vez de esconder nossas falhas para parecermos fortes.
Adoração não envolve comportar-se como se nada estivesse errado, mas sim, certificar-se de que tudo está certo — com Deus e uns com os outros. Quando o nosso maior medo é soltar os cabelos, talvez nosso maior pecado seja mantê-los arrumados.
Por Mariana Mariz, amiga Cristã que faz diferença  em minha vida! Que o Senhor esteja sempre contigo..

domingo, 26 de fevereiro de 2012


                                                   Não desate. Esses nós somos nós .

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

  "Ah,enche a Taça: _ de que vale repetir
Que célere passa o Tempo sob os nossos Pés?
Não nascidos no Amanhã e falecidos no Ontem,
Porque nos aflingirmos com eles,se o Hoje pode ser Doce? "


 Omar Khayyan

sábado, 4 de fevereiro de 2012

 "Por isso escrevo e escreverei:para instigar o meu leitor imaginário - substituto dos amigos imagináveis de infância? - a buscar em si e compartir comigo tantas inquietações quanto ao que estamos fazendo com o tempo que nos é dado."


Lya Luft 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

" Eu sou Alice"


  Eu sou Alice. Sou feita da poesia. A poesia vive em mim, e por mais que um dia esqueça
outro escritor me fará  lembrar  que conheço um coelho branco que corre com o tempo nas mãos , que encontrarei um espelho mágico , que conhecerei bruxas malvadas , encontrarei amigos que com o tempo irão desaparecer. Copos falantes, cartas de baralho, tudo isso faz parte do meu mundo, de um mundo o qual jamais gostaria de  ter saído .  


   Desprezo os contadores de estória, prefiro  minha  própria teoria do que existe no meu Pais das Maravilhas, quero uma teoria inventada,dispersa,mágica. Por que sou  Alice,tenho a jovialidade a meu favor. Conheço bem o caminho dos labirintos mágicos.. Posso viajar em questão de instantes e num piscar de olhos conhecer novas maravilhas, sem ao menos sair do  lugar comum. Posso viajar dentro do meu livro, e não mais sair. 

Mas sou Alice, quero a aventura de viver fora da Maravilha, correr contra o tempo, conhecer novos coelhos brancos, conservar meu próprio  brilho e encontrar outros espelhos mágicos . Mágicos por sabedoria,esplendor. Mágicos por magia, pela perseguição em fazer desse  mundo um pais das maravilhas!

Grande mestre, maior inspiraçào.
"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho."
Depois da pedra vieram as flores;
Depois das flores, de novo os espinhos ...

"Herausforderung"

   No final sempre dá certo.Porque precisamos sempre de desafios! Algo insólido e infimo que nos convida a superar reptos,esquecer algo que passou.. Existe sempre um algo a mais(nem sempre perfeito pra nós), mas sempre um algo a mais. Um choro,um desespero,uma saudade,um erro,uma lembrança. Existe sempre vontade de querer mais ,de não viver,de ser herói- ou até nem ser. Existe sempre um começo. E é nesse pretexto que me refaço e me faço feliz.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hope



A esperança do mundo está na riqueza,
está no alcançar o reconhecimento.
A esperança do mundo  está na cura de uma doença
está num melhor governo,na busca pela igualdade.

Esperanças interinas.

A minha esperança está em apenas um objeto.
Que por vezes é esquecido, jogado ao fogo.
A minha esperança está na cruz,
está no advento,na promessa.
Está na volta.

Esperança perene. Que não terá fim !

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O ultimo encontro

    O bilhete que segue foi encontrado no bolso de um sodado morto em plena II GM,onde um homem,em meio a um ataque,pode perceber,de forma incompreensivel aos olhos humanos,a presença  e o amor de Deus diante de um lugar,um momento e um tempo em que a fé e a plenitude espiritual se encontravam em contra-partida com o universo em que viviam. 

" Escuta Deus,
Jamais falei contigo.
Hoje quero saudar-te-: Bom dia! Como vais?
Sabes? Disseram que tu não existe e eu, tolo, acreditei que era verdade.
Nunca havia reparado tua obra.
Ontem à noite da trincheira rasgada por granadas, vi teu céu estrelado e compreendi então que me enganaram.
Não sei se apertarás minha mão .Vou te explicar e hás de compreender.
É engraçado: neste inferno hediondo achei a luz para enxergar teu rosto.
Dito isto já não tenho muita coisa a te contar.
Só que... que... tenho muito prazer em conhecer-te.
Fazemos um ataque à meia noite.
Não tenho medo.
Deus, sei que tu velas...
Ah! É o clarim! Bom Deus, devo ir-me embora.
Gostei de ti, vou ter saudade.
Quero dizer, será cruenta a luta, bem o sabes, e esta noite pode ser que eu vá bate a tua porta!
Muito amigos não fomos é verdade.
Mas sim... estou chorando! Vê Deus, penso que já não sou tão mau.
Bom Deus, tenho que ir. Sorte é coisa bem rara.
Juro porém que já não receio a morte
... "

quinta-feira, 2 de junho de 2011

No meio do Mundo


 E que no meio do Mundo 

Se faça pessoas,
Vislumbres e tenues 

Que observe cada flor , espaço enigma,
Contemple o universo. 

E que cada momento 
Seja o terno sentir 
Desse sujeito viver .

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os poucos


Como poucos  conheci a chuva
Como poucos, a seco me molhei ..
Como poucos senti calafrios
Como poucos amei.
Como aqueles que vivem a risca,
Ignorei atos indesejáveis dos que, a minha volta
Tentaram persuadir-me com questões nas quais nunca acreditei..
Estabeleci metas,
Quase poucas cumpridas,
Desonradas, esquecidas.
Como poucos reconheci
Que um erro vale mais que  dois acertos...
Me impus, recriei
Suportei
 e lutei...
Como poucos intensifiquei momentos
Frases de efeito,personagens;
Como pouco  me policiei
Tentando não ser
O que poucos sabem que fui.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vitality



Em meio às tempestades
Sempre tropeço e caio.

Machuco-me, é verdade

Mas há sempre uma coisa que me põe em pé :  
A minha fé.

domingo, 27 de março de 2011

Apocalipse 3:8

" Eis que coloquei diante de ti uma porta aberta a qual ninguem poderá fechar.

Sei que você tem pouca força,mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome."


Como És Maravilhoso,Pai !

e hoje percebi como cinco minutos em uma conversa pode mudar a nossa vida..
Sei, não me abandonas.

E que Tua graça me guie
Ao novo tempo que irá chegar!

- Estou feliz por conseguir vencer mais uma barreira! Minha fé,que sempre me acompanha ..
Sempre comigo; Esperança.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sonho de exilio


  Sozinha. Uma arvore e seu fruto, uma canção ambiente, mil ventos murmuram ao  meu ouvido,papel e caneta na mão. As ondas do mar que parecem flutuar a passos ensaiados. Tudo é tão perfeito. Nada me falta,tenho pleno poder sobre tudo. Os pássaros cantam acima da sombra que  cobre. A musica, de tão suave, me faz exorbitar. Não consigo me lembrar de como é na cidade, dos e-mails que precisam ser  lidos, celular, meus compromissos, dos sinais de transito, das correspondências,minhas obrigações...
 Nada me fará voltar, quero permanecer aqui, minha felicidade está aqui,não largo-me desse momento. Continuo intacta, entre um brilhar e outro do sol, vou cantarolando, e expondo no papel a alegria do meu viver um não viver. Agradeço ao Mestre por  tanta beleza,pela natureza,pelo sol ..Um acaso!
    A chuva parece querer cair, então  volto pra a pequena  cabana montada com seu designer rústico , acendo a lareira, e  continuo a contemplar . Um  misto de felicidade equilibra- me com a vida. Tomo um café, preparo a minha cama, um bom livro me acompanha, e na oração desejo que o mundo todo pare,assim como eu,para apreciar tamanha beleza, que nenhum arranha-céus pode substituir.
 De repente, um abrir olhos e já estou de volta à realidade. Transito exaustivo da cidade grande, milhares de correspondências me esperam, turbulências,poluição..  De volta ao caos!
Começa , enfim, uma nova historia ...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Das Pedras



"Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,                                         
uma casa,
um companheiro.                          
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos."


Cora Coralina

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010


     Andar passo a passo com Jesus requer aceitar as circunstancias. Por exemplo,quando somos  tentados pelo medo ou  frustrados  diante do que esta acontecendo em nossa vida, devemos parar e pensar  que Deus faz parte de tudo isso.Com Ele temos tudo de que precisamos para o momento chamado aqui e agora.

 É surpreendente como temos uma perspectiva diferente quando conseguimos enxergar o quadro por inteiro. Quando aceitamos a Deus, podemos ver as bênçãos à nossa frente.
Não importa a situação, Deus tem bênçãos abundantes para nós. Ele esta trabalhando poderosamente em nossas vidas. Ele deseja que sintamos a Sua presença.. 
Quando temos um relacionamento pessoal e profundo com o Senhor, nossos momentos e dificuldade não são como o das pessoas que não acreditam e não crêem nele , quando você abraçar o  coração de Deus nos mínimos detalhes da sua vida,descobrirá uma força que nunca sonhou possível.Sentirá perfeitamente como quando Ele esta no controle nossa vida muda de sentido.

     Deus sabe muito sobre nos, até mais do que imaginamos saber,Ele conhece nossos pensamentos,nosso coração,e ate mesmo quando nos  sentamos ou nos levantamos. O fato de  não conseguirmos  vê-lo em determinadas situações não quer dizer que Ele faça o mesmo.Ele sabe onde  queremos ir,quando devemos ir, e como levarmos ate lá. Nós temos a Ele,Ele confia em nós.E  isso é tudo que precisamos.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010


" When I look in to your eyes

I can see a love restrained.

But darlin' when I hold you

Don't you know I feel the same?

'Because nothing' last forever

And we both know hearts can change

And it's hard to hold a candle

In the cold November rain
....

I know it's hard to keep an open heart

When even friends seem out to harm you

But if you could heal a broken heart

Wouldn't time be out to charm you
...
And when your fears subside

And shadows still remain

I know that you can love me

When there's no one left to blame

So never mind the darkness

We still can find a way

'Cause nothin' last forever

Even A cold November rain ."

 

Guns'n Roses


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Terça-feira,30 de novembro de 2010,

Sinto uma vontade impetuosa de escrever,escrever e escrever!
Mas fico aqui,com tudo que deve permanecer guardado dentro do meu eu. Escandalos,rotina,arrogância.. Sede de alguma coisa,sede de sei la o quê.
  Preciso dormir,acordar,viver! Mas a noite parece estagnada seguindo o ritmo da musica do vento.. 
Corro! vou esconder-me entre a introspecção e a calma. 
Pego um bom livro, volto a pensar.. 
Não consigo parar de escrever.. Mas preciso dormir. Desligo-me,e começo a viajar.
A noite passa,o dia chega. O dia chega, acabou a poesia..

domingo, 28 de novembro de 2010



 
Meu sorriso 
Um cochicho.

Meu olhar
Uma verdade.

Meu amor
Um segredo.

Meu abraço
Uma viagem.

Minha alma
Um paraíso.

Flutuante, navegante, assustador..

Minha vida
Uma arte.

Minha dignidade
Um valor.

Meus sonhos
Uma perseverança.

Meu mundo
Uma turbulência.

Meus versos
Uma fuga.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010


                  "O amor é velho demais,
tão velho, que não percebe o tempo,
a vida ou a espera."   
A.D



 
Sinceramente, nada sei dizer do que sou 

Pois tudo que tento ser acaba se tornando

exatamente o obvio do escondido,

Do que não sei ser

Do que tento guardar,

E acabo por revelar nos olhos

Luz dos olhos

Que nunca quer calar.

domingo, 14 de novembro de 2010

A Estrada




“ Você não sabe o quanto eu caminhei
Pra chegar até aqui
Percorri milhas e milhas antes de dormir
Eu não cochilei
Os mais belos montes escalei
Nas noites escuras de frio chorei
 (...)

A Vida ensina e o tempo traz o tom
Pra nascer uma canção

Com a fé no dia-a-dia
Encontro a solução
encontro a solução

Quando bate a saudade
Eu vou pro mar
Fecho os meus olhos
e sinto Você chegar ...

Quero acordar de manhã
do teu lado
E Aturar qualquer babado
Vou ficar apaixonado,
no teu seio aconchegado
E Ver você dormindo e sorrindo
É tudo que eu quero pra
mim .
(...)

Meu caminho só meu pai pode mudar
...
Meu caminho só meu Deus pode mudar
... “

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou a poesia que se perdeu no vento.